quarta-feira, 28 de julho de 2010

Relevo


O relevo norte-americano compreende dois sistemas montanhosos principais, dispostos de forma quase paralela: os montes Apalaches ou Alegânis e as cordilheiras Ocidentais, que incluem: as montanhas Rochosas, a serra Nevada, os montes das Cascatas e a cadeia da Costa. Entre eles há três áreas mais baixas: o escudo canadense, ao norte; a planície central; e a planície costeira que margeia o Atlântico. As cordilheiras ocidentais dividem-se, no México, nas serras Madre Ocidental e Oriental, com vulcões como o Orizaba (5.699m) e o Popocatepetl (5.451m), que fecham o planalto mexicano.
O ponto culminante é o monte McKinley (6.194m), no Alasca. As penínsulas da Flórida e do Yucatán, no golfo do México, e a península e o golfo da Califórnia, são os principais acidentes geográficos.

Clima
As regiões próximas aos oceanos Pacífico e Atlântico recebem mais chuva, enquanto no interior o clima é mais seco e há ocorrência de desertos.
No México, o clima é condicionado pela altitude, com temperaturas mais elevadas e chuvas abundantes nas regiões até 1.300m de altitude e invernos rigorosos acima dos 1.900m. O litoral ártico do Canadá - do Alasca à baía de Hudson - apresenta baixos índices de precipitação, por estar oposto às influências polares. É comum ocorrerem mudanças bruscas de temperatura durante uma mesma estação, com a conseqüente formação de tufões no golfo do México ou nevoeiros e tempestades de neve nos Estados Unidos e Canadá.
Planícies centrais
Entre os dobramentos modernos e os dobramentos antigos, estendem-se as planícies centrais, áreas planas onde predomina a deposição de sedimentos de origem fluvial. A maior bacia fluvial da América do Norte ocupa grande parte dessa planície: a bacia do Mississippi-Missouri.
Rios e lagos
Os maiores e mais importantes lagos da América formam um conjunto denominado Grandes Lagos (Superior, Michigan, Erie, Ontário e Huron).Pela sua posição geográfica, na América do Norte predominam os climas temperados e frios.Nas proximidades do Círculo Polar Ártico, ocorrem os climas polar e subpolar, com a vegetação de tundra.
O clima temperado, em suas duas variedades, predomina em quase todo o território: o continental, com vegetação de pradarias, e o oceânico, marcado pela presença da floresta temperada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário