quarta-feira, 28 de julho de 2010

Guerra Fria e a multipolaridade


A Guerra Fria foi nada a mais nada a menos do que a rivalidade entre o capitalismo e socialismo, e como os dois pólos do capitalismo e o socialismo eram o EUA e a URSS, essa rivalidade passou para os países.
A Guerra Fria era chamada assim, pois havia um confronto indireto, ou seja, os EUA e a URSS não se confrontavam, porém estimulavam outros países a se confrontar, como foi o caso da Coréia que se dividiu entre Coréia do Norte (que apoiava o socialismo) e em Coréia do Sul (que apoiava o capitalismo). Na Guerra Fria o mundo virou bipolar, com dois pólos.
O símbolo da Guerra Fria era o muro de Berlim, este dividia a Alemanha em Oriental e Ocidental, a Oriental socialista e a Ocidental capitalista. O muro foi construído pela URSS, porque muitos alemães fugiam do regime socialista para o capitalista.
A guerra acabou quando a URSS entrou em crise pelas várias dívidas contraídas. Com a crise o muro de Berlim caiu e também acabou a Guerra Fria com os EUA como vencedores.
Assim que a Guerra Fria acabou o mundo deixou de ser bipolar para multipolar, quando nasceram outras potências como a Alemanha e o Japão, além dos Estados Unidos, claro.
Vale salientar que esses países são capitalistas, pois com o fim da Guerra Fria não havia mais socialismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário